segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

EDITAL II OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA (OIM) - 2015





E.E.E.P PROFESSOR ANTÔNIO VALMIR DA SILVA






CAUCAIA-CE
       
 2015





O presente edital trará informações relativas à II OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA - 2015 que ocorrerá no presente ano letivo na EEEP Professor Antônio Valmir da Silva, localizada à Av.Coronel Correia S/N (BR 222 km 08), no bairro Vicente Arruda, município de Caucaia-CE.



O que são Olimpíadas de Matemática? 



Olimpíadas de Matemática são competições de resolução individual deproblemas não convencionais que envolvem pouco conteúdo mas que exigem muita imaginação e criatividade por parte dos competidores.


Apresentação:

         Há cerca de meio século, as ciências exatas era apresentada como um conjunto de regras a serem seguidas para se calcular, resolver algo, sem nenhum motivo aparente para a realização de uma tarefa, o que gerou uma confusão entre dois conceitos: o de aprender e o de manipular fórmulas. Não faz sentido ver a Matemática como uma ciência de mera manipulação de fórmulas.
        A olimpíada de Matemática é muito recente no Brasil, não é tão popular quanto em outros países, notadamente os do dito primeiro mundo. Sem nos aprofundarmos muito podemos citar apenas alguns dados: somente em 1979 surgiu a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), enquanto que na Hungria em 1894 foi realizada uma Olimpíada de Matemática pela primeira vez. A Olimpíada Cearense de Matemática (OCM) nasceu em 1981, e por iniciativa de uma equipe de professores do Departamento de Matemática da UFC que em 1987 começaram a publicar semanalmente no jornal do O POVO a coluna da Olimpíada de Matemática para democratizar a escassa informação sobre o assunto. Somente em 1998 surgiu a 1ª publicação periódica sobre esta competição na revista Eureka !
         É nesse contexto que surge o movimento de Olimpíadas de ciências com o objetivo de estimular, incentivar, integrar os jovens com todas as ciências e romper com antigos paradoxos que fazem certa ojeriza de alguns jovens com as ciências exatas.

O ensino de Matemática hoje no Brasil difere pouco do ensino praticado há 20 anos. A cada ano, livros novos são editados repetindo quase sempre o mesmo estilo e os mesmos conteúdos dos anteriores. Existem hoje no Brasil bons livros de Matemática dedicados aos alunos tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. Entretanto, o que lhes falta é um ingrediente que, no mundo de hoje, é fundamental: o estímulo à criatividade. Entendemos que não é suficiente para a formação do futuro cidadão um aprendizado burocrático da Matemática e percebemos a importância de estimular os alunos desde cedo a resolver problemas novos e desafiantes, propiciando o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.
O programa de Olimpíadas de Matemática é reconhecido em todos os países do mundo desenvolvido como o mais eficiente instrumento para atingir esse objetivo. Aproveitando o natural gosto dos jovens pelas competições, as Olimpíadas de Matemática têm conseguido estimular alunos a estudar conteúdos além do currículo escolar e, também, por outro lado, aumentar e desenvolver a competência dos professores.


Introdução:

        A Olimpíada é uma atividade que integra o aluno com a ciência, o aluno com a escola, o aluno com o Professor. Ou seja, é um evento proveitoso sobre todos os aspectos, não só para a descoberta de talentos, mas também para a difusão destas áreas fundamentais do conhecimento, a que são expostas nossas crianças e jovens, podendo ir desde testes amigáveis e atraentes até a etapa mais seletivas, muitos deles tornando-se mais tarde excelentes cientistas ou profissionais em geral.
     Mais amplamente em suas diferentes fases, amigáveis ou seletivas, em diferentes níveis de escolaridade, as Olimpíadas, especialmente de Matemática, dão inestimável contribuição à formação de um espírito minimamente analítico e um pensamento estruturalmente lógico tão desejáveis em nossos cidadãos de amanhã. Outro aspecto positivo na Olimpíada é o reflexo que tem sobre os professores, em todos os níveis em que elas são organizadas. A Participação dos professores nas atividades e discussões preparatórias até a execução dos testes é extremamente benéfica ao ensino, pela oportunidade de ampliação dos conhecimentos dos mesmos e pelo espírito de participação.

      A Olimpíada se apresenta através de um regulamento que determina todos os aspectos para concretização do evento. De maneira clara, ampla e detalhada o regulamento define, cita os objetivos, determina datas, conteúdos, critérios de classificação e se propõe a tirar todas as dúvidas a respeito do evento.


Objetivo geral: 

 Contribuir decisivamente para a melhoria do ensino de Matemática em nosso país.


A Olimpíada de Matemática é uma atividade de extensão da EEEP PROFESSOR ANTÔNIO VALMIR DA SILVA e executada pelo núcleo de Olimpíadas tendo os seguintes objetivos:

a) Despertar , estimular e descobrir novos talentos e vocação para o estudo da Matemática.

b) Trazer algo novo para dentro da Escola para que se possa acompanhar e descobrir novos talentos.

c) Integração do aluno com a escola e o aluno com o professor.

d) Fazer com que os alunos venham a redescobrir prazer em se dedicarem aos estudos valorizando a escola e seus Professores.

e) Contribuir para a melhoria do ensino de Matemática no nível médio.


Desenvolvimento:


A EEEP PROFESSOR ANTÔNIO VALMIR DA SILVA viabiliza a realização desse projeto apoiando na divulgação e apoio aos professores e alunos que participarem.

A equipe deve ser constituída de:


1 – Diretor – apoio ao projeto e decidir sobre a premiação


2 - Coordenador geral – Coordenador Pedagógico 
 

a) Divulgar, assessorar, planejar e acompanhar as ações do projeto.

b) Coordenar as atividades na execução do projeto.

c) Decidir o que será entregue aos alunos como premiação para os três primeiros colocados. 
 

3 – Professores de Matemática.


É dever dos professores de Matemática:


1° - Divulgar na escola e fazer as inscrições dos alunos. 


2° - Entregar uma cópia dos alunos inscritos ao coordenador.


3° - Motivar os alunos, elaborar e distribuir atividades (exercícios) aos alunos inscritos.


4° - Selecionar questões interessantes para a elaboração das provas.


5º - Ministrar aulas aos sábados para os alunos inscritos


6º - Elaborar as provas da 1ª fase


7° - Marcar data e horário para aplicação das provas.


8° - Aplicar as provas da 1ª fase e 2ª fase


9º - Corrigir as provas e divulgar o gabarito para os alunos.


10º - Divulgar o resultado final (1º , 2º e 3º colocados)

Regulamento:


1º-Para o aluno participar da Olimpíada de Matemática da EEEP PROFESSOR ANTÔNIO VALMIR DA SILVA deverá está regulamente matriculado e fazer sua inscrição acessando:


2º - A Olimpíada de Matemática será realizada em duas fases:


1ª fase: Uma prova objetiva com 20 questões. (Para cada questão ½ ponto).

2ª fase: Uma prova objetiva com 10 questões (para cada questão 1 (um) ponto)

3º - A prova terá duração de três horas (8:00 às 11:00h) e será elaborada pela equipe de Professores de Matemática da Escola.

4º - A prova da 1ª fase será realizada em 23/05/2015 e 2ª fase 29/08/2015


5° - O resultado final da Olimpíada de Matemática será a soma das notas da 1ª + 2ª fase.


6° - Será ofertada no máximo 60 vagas(incluindo alunos do 1º, 2º e 3º ano).


7° - O gabarito da prova da 1ª e 2ª fase será divulgado 48 horas após sua realização. 


8° – No caso de empate no resultado final vence o aluno mais velho.


Datas importantes:


Divulgação nas salas de aula: 09/02/15 a 13/02/15


Inscrições: 23/02/15 a 27/02/15


Prova da 1ª Fase: Sábado, 23/05/2015


Prova da 2ª Fase: Sábado, 29/08/2015


Resultado Final: OUTUBRO/2015


Informações:

Coordenadora da Olimpíada Interna de Matemática

Professora Joelma Carvalho

Professores de Matemática: César, George e Nonato.


OBS:

1ª Todos alunos da EEEP PROFESSOR ANTÔNIO VALMIR DA SILVA irão participar da OBMEP.

2ª Os alunos que fizerem as inscrições (23/02/15 a 27/02/15) participarão das Olimpíadas Interna de Matemática-OIM (Olimpíada da Escola) e da OBM.

09 de fevereiro de 2015.


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