E.E.E.P
PROFESSOR ANTÔNIO VALMIR DA SILVA
CAUCAIA-CE
2015
O
presente edital trará informações relativas à II OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA -
2015 que ocorrerá no presente
ano letivo na EEEP Professor Antônio Valmir da Silva, localizada à
Av.Coronel Correia S/N (BR 222 km 08), no bairro Vicente Arruda,
município de Caucaia-CE.
O
que
são Olimpíadas de Matemática?
Olimpíadas
de Matemática são competições de resolução individual deproblemas não convencionais que envolvem pouco conteúdo mas que exigem muita imaginação e criatividade por parte dos competidores.
Apresentação:
Há
cerca de meio século, as ciências exatas era apresentada como um
conjunto de regras a serem seguidas para se calcular, resolver algo,
sem nenhum motivo aparente para a realização de uma tarefa, o que
gerou uma confusão entre dois conceitos: o de aprender e o de
manipular fórmulas. Não faz sentido ver a Matemática como uma
ciência de mera manipulação de fórmulas.
A
olimpíada de Matemática é muito recente no Brasil, não é tão
popular quanto em outros países, notadamente os do dito primeiro
mundo. Sem nos aprofundarmos muito podemos citar apenas alguns dados:
somente em 1979 surgiu a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática
(OBM), enquanto que na Hungria em 1894 foi realizada uma Olimpíada
de Matemática pela primeira vez. A Olimpíada Cearense de
Matemática (OCM) nasceu em 1981, e por iniciativa de uma equipe de
professores do Departamento de Matemática da UFC que em 1987
começaram a publicar semanalmente no jornal do O POVO a coluna da
Olimpíada de Matemática para democratizar a escassa informação
sobre o assunto. Somente em 1998 surgiu a 1ª publicação periódica
sobre esta competição na revista Eureka !
É
nesse contexto que surge o movimento de Olimpíadas de ciências com
o objetivo de estimular, incentivar, integrar os jovens com todas as
ciências e romper com antigos paradoxos que fazem certa ojeriza de
alguns jovens com as ciências exatas.
O
ensino de Matemática hoje no Brasil difere pouco do ensino praticado
há 20 anos. A cada ano, livros novos são editados repetindo quase
sempre o mesmo estilo e os mesmos conteúdos dos anteriores. Existem
hoje no Brasil bons livros de Matemática dedicados aos alunos tanto
do ensino fundamental quanto do ensino médio. Entretanto, o que lhes
falta é um ingrediente que, no mundo de hoje, é fundamental: o
estímulo à criatividade. Entendemos que não é suficiente para a
formação do futuro cidadão um aprendizado burocrático da
Matemática e percebemos a importância de estimular os alunos desde
cedo a resolver problemas novos e desafiantes, propiciando o
desenvolvimento da imaginação e da criatividade.
O
programa de Olimpíadas de Matemática é reconhecido em todos os
países do mundo desenvolvido como o mais eficiente instrumento para
atingir esse objetivo. Aproveitando o natural gosto dos jovens pelas
competições, as Olimpíadas de Matemática têm conseguido
estimular alunos a estudar conteúdos além do currículo escolar e,
também, por outro lado, aumentar e desenvolver a competência dos
professores.
Introdução:
A
Olimpíada é uma atividade que integra o aluno com a ciência, o
aluno com a escola, o aluno com o Professor. Ou seja, é um evento
proveitoso sobre todos os aspectos, não só para a descoberta de
talentos, mas também para a difusão destas áreas fundamentais do
conhecimento, a que são expostas nossas crianças e jovens, podendo
ir desde testes amigáveis e atraentes até a etapa mais seletivas,
muitos deles tornando-se mais tarde excelentes cientistas ou
profissionais em geral.
Mais
amplamente em suas diferentes fases, amigáveis ou seletivas, em
diferentes níveis de escolaridade, as Olimpíadas, especialmente de
Matemática, dão inestimável contribuição à formação de um
espírito minimamente analítico e um pensamento estruturalmente
lógico tão desejáveis em nossos cidadãos de amanhã. Outro
aspecto positivo na Olimpíada é o reflexo que tem sobre os
professores, em todos os níveis em que elas são organizadas. A
Participação dos professores nas atividades e discussões
preparatórias até a execução dos testes é extremamente benéfica
ao ensino, pela oportunidade de ampliação dos conhecimentos dos
mesmos e pelo espírito de participação.
A
Olimpíada se apresenta através de um regulamento que determina
todos os aspectos para concretização do evento. De maneira clara,
ampla e detalhada o regulamento define, cita os objetivos, determina
datas, conteúdos, critérios de classificação e se propõe a tirar
todas as dúvidas a respeito do evento.
Objetivo
geral:
Contribuir
decisivamente para a melhoria do ensino de Matemática em nosso país.
A
Olimpíada de Matemática é uma atividade de extensão da EEEP
PROFESSOR ANTÔNIO VALMIR DA SILVA
e executada pelo núcleo de Olimpíadas tendo os seguintes objetivos:
a)
Despertar , estimular e descobrir novos talentos e vocação para o
estudo da Matemática.
b)
Trazer algo novo para dentro da Escola para que se possa acompanhar
e descobrir novos talentos.
c)
Integração do aluno com a escola e o aluno com o professor.
d)
Fazer com que os alunos venham a redescobrir prazer em se dedicarem
aos estudos valorizando a escola e seus Professores.
e)
Contribuir para a melhoria do ensino de Matemática no nível médio.
Desenvolvimento:
A
EEEP
PROFESSOR ANTÔNIO VALMIR DA SILVA
viabiliza a realização desse projeto apoiando na divulgação e
apoio aos professores e alunos que participarem.
A
equipe deve ser constituída de:
1
– Diretor – apoio ao projeto e decidir sobre a premiação
2
-
Coordenador geral – Coordenador Pedagógico
a)
Divulgar, assessorar, planejar e acompanhar as ações do projeto.
b)
Coordenar as atividades na execução do projeto.
c)
Decidir o que será entregue aos alunos como premiação para os três
primeiros colocados.
3
–
Professores de Matemática.
É
dever dos professores de Matemática:
1°
- Divulgar na escola e fazer as inscrições dos alunos.
2°
- Entregar uma cópia dos alunos inscritos ao coordenador.
3°
- Motivar os alunos, elaborar e distribuir atividades (exercícios)
aos alunos inscritos.
4°
- Selecionar questões interessantes para a elaboração das provas.
5º
- Ministrar aulas aos sábados para os alunos inscritos
6º
- Elaborar as provas da 1ª fase
7°
- Marcar data e horário para aplicação das provas.
8°
- Aplicar as provas da 1ª fase e 2ª fase
9º
- Corrigir as provas e divulgar o gabarito para os alunos.
10º
- Divulgar o resultado final (1º , 2º e 3º colocados)
Regulamento:
1º-Para
o aluno participar da Olimpíada de Matemática da EEEP
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deverá está regulamente matriculado e fazer sua inscrição
acessando:
2º
- A Olimpíada de Matemática será realizada em duas fases:
1ª
fase: Uma prova objetiva com 20 questões. (Para cada questão ½
ponto).
2ª
fase: Uma prova objetiva com 10 questões (para cada questão 1 (um)
ponto)
3º
- A prova terá duração de três horas (8:00 às 11:00h) e será
elaborada pela equipe
de Professores de Matemática da Escola.
4º
- A prova da 1ª fase será realizada em 23/05/2015
e
2ª fase 29/08/2015
5°
- O resultado final da Olimpíada de Matemática será a soma das
notas da 1ª + 2ª fase.
6°
- Será ofertada no máximo 60 vagas(incluindo alunos do 1º, 2º e
3º ano).
7°
- O gabarito
da prova da 1ª e 2ª fase será divulgado 48 horas após sua
realização.
8°
– No caso de empate no resultado final vence
o aluno mais velho.
Datas
importantes:
Divulgação
nas salas de aula: 09/02/15
a 13/02/15
Inscrições:
23/02/15
a 27/02/15
Prova
da 1ª Fase: Sábado, 23/05/2015
Prova
da 2ª Fase: Sábado, 29/08/2015
Resultado
Final: OUTUBRO/2015
Informações:
Coordenadora
da Olimpíada Interna de Matemática:
Professora Joelma Carvalho
Professora Joelma Carvalho
Professores
de Matemática:
César, George e Nonato.
OBS:
1ª
Todos alunos da EEEP
PROFESSOR ANTÔNIO VALMIR DA SILVA
irão participar da OBMEP.
2ª Os alunos que fizerem as inscrições (23/02/15
a 27/02/15) participarão das Olimpíadas
Interna de Matemática-OIM
(Olimpíada da Escola) e
da OBM.
09 de fevereiro de 2015.
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